logosite

Acesso a Informação     Leis Municipais desde 1964      Acompanhamento de Trâmite de Processos     Contracheque Online        Registro de Receitas, Despesas, Credores e Gestão de Pessoas.      Para sua Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão e Elogio.
Acesso a Informação      Leis Municipais     Protocolo     Portal Servidor     Portal Transparência    

Ouvidoria 

A- A A+

Símbolos Oficiais

SÍMBOLOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO

 

Brasão

O Brasão do Município de Butiá foi instituído símbolo oficial pela Lei nº 449/80, de 14 de Janeiro de 1980. O Brasão do Município é instituído com a seguinte descrição:

Escudo português, tendo em chefe, em preto, sobre fundo branco, a boca de uma mina de carvão, estilizada com o formato de um capacete de mineiro, simbolizando a principal atividade do município;       

Ao centro, em sínople (verde) os campos e matas, representando a agricultura, a pecuária e as reservas ecológicas;     

Sobre o fundo sínople em branco, duas linhas paralelas que representam trilhos que partem da boca da mina um vagonete em preto, carregado de carvão, na cor ouro; em ponta, o vagonete está superposto pela representação de uma fábrica, na cor branca, num simbolismo da principal riqueza do Município e de sua importância para o desenvolvimento industrial. 

A baixo do escudo, suportando-o, em ouro e sínope, duas pencas de butiá, fruto de espécie de palmeira, da qual se originou o nome do Município. 

Encimando o escudo, a inscrição: 9.10 Butiá 1963, que indica a data de emancipação política do Município.

 

Bandeira

A Bandeira do Município de Butiá foi instituída símbolo oficial pela Lei nº 449/80, de 14 de Janeiro de 1980.

Bandeira do Municipio de Butiá tem como cores oficiais o amarelo, o preto, o branco e o verde, constando de três faixas horizontais, dispondo-se o amarelo na extremidade superior, o verde na extremidade inferior e, ao centro, uma faixa dividida em pontas nas cores preta e branca, o branco com uma figura em forma de chaminé que invade a faixa amarela, representado:  

  • O amarelo, a riqueza do solo de Butiá;
  • O verde, a esperança no futuro do município e do seu povo; 
  • O preto e o Branco, a conjugação do binômio carvão-indústria, principais fatores de desenvolvimento e paz social.