logosite

Acesso a Informação     Leis Municipais desde 1964      Acompanhamento de Trâmite de Processos     Contracheque Online        Registro de Receitas, Despesas, Credores e Gestão de Pessoas.      Para sua Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão e Elogio.
Acesso a Informação      Leis Municipais     Protocolo     Portal Servidor     Portal Transparência

Butiá debate o racismo institucional

Discussão sobre o tema tem sido ampliado no Município e foi abordado em palestra durante formação de professores

Na tarde de sexta-feira, 21, durante a formação de professores do Município, o Núcleo de Relações Raciais (NRR) promoveu em parceria com a Secretaria de Educação (SMED) palestra sobre a questão racial ligada às instituições. O tema foi abordado por palestrantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da UNISINOS, de São Leopoldo.

Os palestrantes convidados foram o filósofo e orientador social do NEABI, Cristiano Silveira, e a assistente social do mesmo Núcleo, Sueli Angelita Silva. Segundo o secretário de Administração, Edson Leal, a intenção do NRR foi de ofertar um espaço de problematização das relações raciais nos ambientes institucionais, incluindo o escolar, no sentido de produzir zona de discussão que possam minimizar o impacto do racismo nos processos educacionais.

Enfoque na formação dos professores

Para o secretário, discutir o racismo institucional na formação dos professores propicia aos mesmos problematizarem as questões raciais e estabelecerem outras práticas para a construção da igualdade racial no espaço escolar.

“A discussão sobre igualdade racial é uma questão ética e que deve atravessar todos os espaços e instituições, principalmente as escolas, que colaboram imensamente com a formação dos sujeitos, aumentando as possibilidades de desenvolvimento, em amplo sentido, dos alunos negros que, infelizmente, ainda sofrem com o racismo”, indicou o secretário.

Foto: Divulgação / NRR